Sobre o acampamento

O Projeto Acampamento de Férias é uma proposta da realização da "jornada de formação de lideranças juvenis" na articulação e fortalecimento de uma rede de 15 organizações de juventude do município de Apodi, organizações e grupos esses que realizam ações com jovens e estão sediados, em sua maioria, na zona rural do município.

Essa proposta surgiu, em novembro de 2010, como uma iniciativa do Fórum Municipal de Juventude – Rede de Movimentos e Organizações Juvenis de Apodi, como forma de mobilizar e articular os jovens que estavam se distanciando da rede. A idéia central estava na reanimação dos jovens a se integrarem as discussões, especificamente no que diz respeito à temática de políticas públicas na área de lazer, entretenimento e cultura para a juventude no município, em combate aos alarmantes índices de criminalidade a que estão emersos a juventude apodiense. 

Nossa proposta de trabalho é fortalecer os sujeitos com a capacidade de intervenção na definição dos direitos dos jovens e na formulação e execução de políticas que implementem esses direitos. 

Com base no princípio de aprender pelas práticas (o “aprender fazendo”), o Acampamento favorece a troca de experiências, de metodologias e de tecnologias entre os jovens envolvidos na dinâmica, criando oportunidades de reflexão e de trabalhos conjuntos que permitam construir, a partir das práticas, uma visão comum que os orientem no trabalho com outros jovens posteriormente. 

A atividade de acampamento é considerada uma vivência única e tida pelos acampantes, como uma experiência, da qual jamais se esquecerão. É encarada como uma união de aventura, alegria, medos, emoções e superações, uma forma de viver e aprender, conhecer e fazer amizades, socializar-se e divertir-se junto ao ar livre, em contato com o meio ambiente natural, distante da agressiva sociedade que os excluem dia a dia. 

O conhecimento advindo da experiência em um acampamento atua na construção do caráter do ser humano, de maneira a despertar neste, atitudes e vontades ricas em virtudes morais. Esta experiência é singular. A aprendizagem, os ensinamentos, as amizades e todos os elementos que permeiam a atividade de acampamento, são decisivos, contribuindo na aquisição de ações humanas mais humildes e verdadeiras. 

Com esse intuito organizamos e realizamos a Primeira e a Segunda Temporada do Acampamento de Férias, nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2011, e dias 22, 23, 24 e 25 de julho de 2011 respectivamente, com o objetivo central de estudar a experiência e lançar o desafio de re-constituir o movimento juvenil, onde se possa definitivamente construir um espaço de formação para a juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário